top of page

MIS-SP terá feira de fotografia analógica

  • Foto do escritor: Bixa Analógica
    Bixa Analógica
  • 8 de nov.
  • 3 min de leitura

Pela 1º vez o Museu da Imagem e do Som de SP recebe feira dedicada a arte analógica.

ree

Foto: Alexandre do Carmo (2024)


O Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo (MIS-SP) abre suas portas nos dias 22 e 23 de novembro de 2025 para o “MIS-ANALÓGICA”, feira itinerante do Festival de Arte Analógica de São Paulo. Será um evento dedicado à arte analógica e os equipamentos fotográficos que a fazem existir, por isso, pode-se dizer ser uma feira analógica.


O MIS-SP, espaço dedicado à preservação da memória visual, e que possui uma exposição permanente de equipamentos analógicos, torna-se o palco ideal para essa retomada que não é meramente nostálgica, mas crítica. Esse evento é fruto dos anseios de uma sociedade digitalizada cada vez mais dominada por imagens sintéticas geradas por IA.


Ao reunir artistas analógicos de diferentes gerações, coloca-se o mundo analógico no centro da arte contemporânea, mostrando que as imagens não foram totalmente dominadas pelo digital, e que a fotografia analógica, relegada como “arte esquecida” durante o inverno analógico (2000-2020), hoje está no centro do debate sobre as problemáticas da IA.


O evento terá 7 oficinas, 2 (duas) saídas fotográficas e 21 expositores com “câmeras, lentes, filmes, papéis, químicos, ampliações [...]”. É um espaço para encontrar pessoas analógicas, trocar ideias e descobrir relíquias.


Para entender mais os objetivos do evento, entrevistamos o Diretor da FAASP, Jacob Contras Contreras, chileno, 52 anos, fotógrafo e produtor cultural, o qual defende que o evento é "como uma canoa atravessando o rio das artes da fotografia, (sendo) o convite (para) se aventurar nesse rio todos juntos". ENTREVISTA:


O que vocês estão idealizando para o Festival? O que esperam? Quais os objetivos?


Jacob (Diretor da FAASP): Acho que um dos objetivos principais do Festival cada ano, é poder dar visibilidade às novas gerações de artistas. O mundo da fotografia em geral, quando se fala em fotografia profissional, tende a ter uma porção de artistas mais velhos, com reconhecimento de carreira de anos, etc. Já os novos talentos, os jovens e inclusive crianças e adolescentes não têm muita visibilidade ou reconhecimento devido. Não são "muitas portas" que se abrem para esse público mais jovem. Existem programas de governo o particulares que sim se preocupam com artes como a pintura a dança e a música onde os jovens têm mais espaço para divulgar, mas muito pouco para a fotografia, e mais ainda quando se trata de fotografia analógica e seus processos. A nossa esperança é cada ano poder mudar o peso dessa balança, abrir novos horizontes.


É verdade. Parece que para ser reconhecido como "grande profissional da fotografia" é preciso que tenha longos anos de trabalho, para só ao final da vida ser reconhecido. E, para complementar sua resposta, o que profissionais da fotografia de faixa etária mais elevada podem esperar do festival?


Jacob (Diretor da FAASP): Para esse público o que mais nos chama a atenção é que muitas pessoas nas faixas etárias mais avançadas admiram que ainda se faz fotografia analógica, lhes traz lembranças maravilhosas do passado, reviver momentos importantes junto das suas famílias, memórias marcantes, nostálgicas. E muitos deles se surpreendem que existe um enorme público super jovem que hoje ama analógico. Esse encontro entre gerações distantes abre caminho para novos diálogos do que é mais importante, o convívio, as histórias passadas de geração para geração, o atos de afeto e amor entre essas gerações são faíscas de uma chama que não quer apagar.


No final das contas o MIS-Analógica é um encontro entre gerações?


Jacob (Diretor da FAASP): Não não. É uma janela/porta/buraco para poder se encontrar...independente das gerações....o que está acontecendo é que como esses encontros generacionais acontecem muito pouco em outros eventos do tipo, criou-se de maneira natural uma especia de trilha educacional...essa trilha, essa passagem é o FAASP...talvez poderia ser também a simbologia de um barquinho, uma canoa atravessando o rio das artes da fotografia...o convite é se aventurar nesse rio todos juntos


Qual a importância de o MIS-SP receber um evento dedicado à fotografia analógica?


Jacob (Diretor da FAASP) Ah muitíssimo....o MIS é uma referência internacional quando se trata em arte e fotografia...nossa pequena contribuição para uma maior visualização dessa arte faz com que o MIS como maravilhoso parceiro torne possível a abertura para diálogos profundos, intercâmbio de conhecimentos, preservação na luta pelas artes esquecidas. Somos enormemente gratos a toda a equipe do MIS por nós abrir as portas, as janelas, o coração.


INFORMAÇÕES DO EVENTO: Evento: MIS-ANALOGICA

Local: Museu da Imagem e do Som do Estado de São Paulo (MIS-SP), Av. Europa, 158 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01449-000

Data: 22 e 23 de novembro

Entrada: GRATUITA

Mais informações: @arteanalogica (Instagram)

 
 
 

Comentários


bottom of page