Kodak lança dois filmes: Kodacolor 100 e Kodacolor 200
- Alexandre do Carmo

- 7 de out.
- 3 min de leitura
Série histórica retorna e levanta especulações sobre mudanças contratuais em sua estrutura de distribuição

A Kodak iniciou outubro deste ano com um anúncio que mexeu com o mercado da fotografia analógica: o lançamento de dois novos filmes, o Kodacolor 100 e Kodacolor 200. A notícia balançou o mundo, porque, desde agosto, circulavam rumores de que a marca estaria prestes a falir. E fazia um tempo que a empresa não lançava um filme novo.
Vários detalhes chamaram atenção, dentre eles:
a Kodak Eastman que será a responsável pela venda e distribuição (sem a intermediação da britânica Kodak Alaris); e
os novos produtos são "submarcas de filmes existentes", como relatado no anúncio.
Disto, começou-se a especular que os novos filmes seriam o Kodak Pro Image e Kodak ColorPlus reembalados, respectivamente, como Kodacolor 100 e 200. Ou seja, não se tratariam de novas emulsões, pois um "rebranding". Porém não há confirmação de nada.
Esta hipótese faz sentido dentro da ideia de que a série Kodacolor carrega um peso simbólico: foi a primeira película negativa colorida fabricada pela marca. Uma bobina de Kodacolor, inclusive, integrou uma das obras de arte contemporânea da exposição “Analógicas: Eternizar o Orgulho” (Fundação Ecarta. Porto Alegre, RS. 2025).

Nada mais coerente, neste cenário, do que reposicionar a marca com um produto que representa os seus áureos tempos analógicos. Afinal, "pela primeira vez", desde 2012, que a Kodak Eastman cuidará da embalagem, venda e distribuição (sem intermediação de ninguém), pois “venderá estes filmes diretamente aos distribuidores”, como afirma no anúncio. A Kodak parece querer afirmar que é dona de sua própria história.
Kodak Eastman e Kodak Alaris
Mas a pergunta que não quer calar é: como anda o relacionamento entre a Kodak Eastman e a Kodak Alaris?
Em 2012, durante o inverno analógico (2000–2020), a Kodak Eastman, sediada em Rochester (EUA), vendeu os direitos de distribuição de seus filmes fotográficos para a Kodak Alaris (U.K.), uma empresa britânica independente criada após a reestruturação do grupo, e que, em 2024 foi adquirida por um fundo de capital privado estadunidense (Kingswood Capital Management).
Traduzindo: a Kodak Eastman, desde 2012, continuou fabricando suas películas fotográficas, mas quem embalava, distribuía e vendia era um CNPJ britânico. Desta vez, porém, essa dinâmica contratual não se repetiu. Renegociações com o novo fundo proprietário? Não se sabe.
É um movimento inédito, e potencialmente transformador para a indústria analógica, já que pode impactar na redução dos preços dos filmes, já que o objetivo do lançamento é "aumentar a oferta a ajudar a criar uma maior estabilidade num mercado onde onde os preços flutuaram", como justificado pela Kodak em seu anúncio. No site da B&H Photo estes produtos estão por U$ 8,99 (R$ 48,07 na cotação de 07/10/2025). Ainda não há revendedor destes filmes no Brasil. Logo não se sabe por quanto será vendido pelas lojas brasileiras. É necessário acompanhar os desdobramentos que virão deste lançamento e que impactará a comunidade analógica brasileira (e mundial) nos próximos anos.
LEIA A ÍNTEGRA DO ANÚNCIO DA KODAK:
Para ajudar a atender à crescente procura por filmes, a Kodak está animada por anunciar o lançamento de dois filmes color-negativos, KODACOLOR 100 e KODACOLOR 200, em 135 rolos de formato. Pela primeira vez em mais de uma década, a Kodak venderá estes filmes diretamente aos distribuidores, num esforço para aumentar a oferta e ajudar a criar uma maior estabilidade num mercado onde os preços flutuaram. Estes filmes são submarcas de filmes Kodak existentes e oferecem a mesma qualidade alta que você esperava da Kodak. O lançamento é possível pelos nossos investimentos recentes que aumentaram a nossa capacidade de produção de filmes e, juntamente com a introdução da nossa câmara KODAK Super 8 e do filme KODAK EKTACHROME 100D de reversão de cores, reflete o compromisso contínuo da Kodak em apoiar a saúde a longo prazo da indústria cinematográfica. Procure por KODACOLOR Films inicialmente na loja e online em revendedores de fotos nos EUA e Canadá. Saiba mais em kodak.com/go/film.




Comentários